segunda-feira, 28 de março de 2011

O Significado oculto e místicos das velas .

O Significado oculto e místicos das velas .


O Uso de Velas e sua História .


 

As velas tem recebido vários simbolismos , atributos e significados desde tempos antíquissimos .


Os gregos , romanos e orientais sempre usaram candeias para reverenciar seus Deuse(as) . A utilização de velas era indispensáveis , assim como os incensos , no culto religioso e nos rituais sagrados realizados por estes povos .


Entre os romanos , colocar uma lamparina ou vela nos túmulos simbolizava atenção especial e oferenda ao Deuses Plutão e aos Manes . Os Manes eram as almas dos mortos consideradas divindades . Os romanos os invocavam sobre os túmulos com a finalidade de alcançar graças e boa saúde . Os caldeus e persas mantinham uma chama perpétua nos templos e locais sagrados . Os caldeus sempre acendiam velas em homenagem aos Igigi ( Espíritos do Céu ) com o intuito de alcançar bênçãos e também reverencia-los . Os Igigi eram associados a pássaros e tinham como função primordial proteger os seres humanos dos perigos .


Os povos da Pérsia sempre acendiam velas em reverencia aos Angaros ( Espíritos Guardiões ) . Eles realizavam rituais elaborados .






Em 1650 o erudito Kircher relatou que alguns viajantes , no Egito teriam encontrado lanternas acesas nas tumbas de Mênfis. Santo Agostinho relata em seu livro De Cicitate Dei que em um templo de Vênus , no Egito , havia pendurado uma lanterna cuja chama , jamais poderia ser apagada pela chuva ou pelo vento.
A introdução do uso de velas na Igreja Católica foi muito complexa , pois varias pessoas contestaram contra essa pratica ritualistica . Nos primórdios da religiosidade cristã argumentava-se que acender velas era um costume pagão . Em 200 E.C . Tertuliano protestou contra seu uso , e em 300 E.C. Lanctânio afirmava que era loucura acender velas aos santos , anjos e espíritos. Mesmo com algumas oposições , a Igreja Católica começou a utilizar velas a partir do século IV em seus altares.
Os povos da Escócia festejam até os dias de hoje a Chama da Candelária com o intuito de reverenciar a antiga Deusa celta Brigit. Ela era filha do Deus Dagda e na antiguidade todos realizavam rituais em seu louvor no dia 1*de Fevereiro . Brigit era considerada a Deusa do fogo e posteriormente a Igreja Católica associou-a á Santa Brígida e a mudou seu festejo para o dia 2 de Fevereiro . A partir daí começaram a realizar neste dia a Grande festa da Candelária , quando todas as pessoas levavam velas e tochas nas procissões para serem abençoadas .


O Fogo é um elemento de natureza ativa e considerado masculino . Dentre os 4 elementos _ Ar , Fogo, Água , Terra _ é o que mais acha-se ligado ao culto religioso de forma ampla e significativa . Isso ocorre pois , desde tempos pré históricos o fogo sempre simbolizou a alma humana e a vida terrena . No esoterismo é considerado a representação da Chama Una , o maior símbolo de toda humanidade . O fogo da vela representa a ligação matéria-espírito, Terra-céu, Homem-deuses, Microcosmo-Macrocosmo .


O fogo sempre foi considerado um elemento cercado de místerios e misticismo , ele é sagrado e divino para quase todas as religiões . Na antiguidade era considerado um Deus vivo , e até hoje , em qualquer iniciação magica , é imprescindível dominar os poderes do fogo pois quem não possui este conhecimento é inapto ao ocultismo prático , já que a alma é a chama imortal .


A palavra fogo vem do termo PIRO , que siginifica " fogo " como " ação " . Assim reduzimos que acender velas aos Deuses siginifica ativar nossos desejos e pedidos , colocar em ação todas as energias divinas para que cospirem a nossa favor . Por isso , que ao acendermos velas , devemos unta-la antes , para purifica-la , torna-la parte de nossa energia, devemos respeitar a Salamandra ( o elemental regente do fogo ) , pedindo proteção e licença para que a chama possa ser acesa., e quando querermos apaga-la repetir o mesmo , e nunca apagar com o sopro e sim com um objeto seco .


Sem comentários:

Enviar um comentário